Life Style

Como se tornar um consultor de beleza

Consultores de beleza são responsáveis por ajudar os clientes a escolher os produtos de beleza certos para aproveitar ao máximo sua aparência pessoal, tipo de pele e estilo de vida. Os consultores de beleza devem ser capazes de demonstrar adequadamente o uso dos produtos, bem como descrever seus benefícios exclusivos e quaisquer ingredientes especiais.

O que faz um consultor de beleza

Como mediadores entre os clientes e marcas, os consultores de beleza não são apenas responsáveis ​​por fazer vendas, mas também por fornecer um excelente atendimento e satisfação ao cliente. Algumas das responsabilidades mais comuns de um consultor de beleza são os seguintes:

  • Responder a perguntas de clientes, esclarecer métodos de aplicação ou uso dos produtos
  • Demonstrar a aplicação do produto em si mesmo, modelos ou clientes
  • Descrever as vantagens e componentes exclusivos dos produtos
  • Acompanhamento do estoque
  • Obtenção de objetivos de vendas
  • Fazer o melhor para fornecer aos clientes serviços individualizados, como consultoria e orientação direcionada

Familiarize-se com o mercado do produto

Pesquise e teste vários produtos no ramo de beleza para entender melhor os produtos, bem como a amplitude do mercado como um todo. Se você deseja trabalhar em um nicho específico, como cuidados com a pele, considere se concentrar em produtos dessa área. Leia livros, assista a vídeos instrutivos ou participe de lançamentos e demonstrações de produtos. Isso ajudará a expandir sua base de conhecimento e habilidades.

Crie um portfólio do seu trabalho

Reúna fotos, vídeos, tutoriais e outros materiais para demonstrar seu conhecimento e experiência no setor de cosmetologia e beleza. Você pode apresentar resultados antes e depois, ou pode falar sobre itens específicos que usa e porque os usa. Use as redes sociais ao seu favor para compartilhar seu conhecimento e os benefícios dos produtos que você oferece.

LEIA +

Participe de treinamentos

Algumas empresas podem oferecer treinamento sobre seus produtos, estratégias e políticas de venda. É possível que treinamentos corporativos específicos sejam voluntários, enquanto outros sejam obrigatórios ou mesmo remunerados. Considere participar de qualquer sessão de treinamento para obter informações de seus colegas e outros especialistas do setor sobre e manter-se em constante evolução na carreira.

Como escolher marcas de cosméticos para representar

Há uma lista extensa de marcas de produtos de beleza, desde as tradicionais, presentes no mercado há décadas, e empresas com menos tempo de mercado, mas com portfólio igualmente diversificado e confiável. Você pode escolher mais de uma marca para representar, desde que seja permitido pela empresa e não haja conflito entre os produtos oferecidos por cada uma delas. Pense na diversificação de marcas como um diferencial para seus clientes, pois, um a vez que você oferece uma gama maior de produtos, a chance de fidelização e mais vendas aumentam. Tenha atenção às novidades do mercado de beleza e represente marcas que mantenham constante melhoria de seus produtos, sempre focadas na satisfação do cliente.