Skincare

Como a saúde intestinal afeta a pele

O alimento pode ser remédio ou veneno. Tudo o que comemos pode ajudar ou prejudicar o corpo e influenciar no envelhecimento ou manutenção da pele. O intestino e a pele estão em diálogo constante através do que é conhecido como eixo intestino-pele. Embora os sintomas de problemas de saúde intestinal são variados, a pele geralmente é um ótimo indicador sobre o que está acontecendo dentro do intestino.

O eixo intestino-pele

O intestino é onde se encontra 70% do nosso sistema imunológico e é onde produzimos nutrientes, metabolizamos hormônios e enzimas desintoxicantes, neutralizamos patógenos e produzimos neurotransmissores. Por isso, é importante verificar a saúde digestiva para se sentir bem e, claro, ter uma pele deslumbrante.
O intestino contém uma conjunto de trilhões de bactérias e micróbios, chamados de microbiota intestinal. O microbiota mantém o equilíbrio em todo o corpo, e pode afetar outros órgãos, especialmente a pele, se estiver disfuncional. É por isso que é tão importante cuidar da saúde intestinal. Uma vez que nos alimentamos bem, a pele irradiará um brilho extra e o skincare terá seu efeito potencializado.

Como saber se o intestino está saudável

Quando há um desequilíbrio na microbiota intestinal, são observados uma série de problemas de saúde que variam de desconfortáveis ​​a muito graves. Se você notar algum dos seguintes sintomas, é uma boa ideia prestar atenção e consultar seu médico para uma investigação mais detalhada:

  • Excesso de gases e inchaço
  • Diarreia crônica ou constipação
  • Acne de qualquer tipo
  • Rosácea, psoríase, erupções cutâneas e outras condições inflamatórias da pele
  • Dores de cabeça frequentes
  • Resfriados regulares, vírus e outras doenças
  • Baixos níveis de energia e fadiga
  • Dores nas articulações e músculos
  • Desequilíbrio de humor ou ansiedade
  • Desejo por açúcar e doces em geral
  • Alergias, sensibilidades ou intolerâncias alimentares
  • Doença autoimune

LEIA +

Como melhorar a saúde intestinal

Nosso padrão bacteriano é estabelecido nas primeiras três semanas de vida, mas a boa notícia é que, se as bactérias benéficas se perderem, podemos ajudar a alterar esse padrão com mudanças no estilo de vida e na alimentação. Aqui estão as nossas principais estratégias para um intestino feliz e uma pele linda:

Alimentação rica em fibras
Alimentos ricos em fibras são benéficos para a qualidade das bactérias no intestino. Além disso, a fibra pode diminuir o pH do cólon e limitar quaisquer micróbios nocivos que possam estar em desenvolvimento. Algumas sugestões de alimentos ricos em fibras: bananas, nozes, grãos integrais e legumes. A moderação ainda é a chave aqui, muito de qualquer coisa nunca é bom, mesmo sendo algo saudável. Busque o equilíbrio!

Incorporar probióticos
Incorporar probióticos diariamente é outra maneira de melhorar sua saúde intestinal e da pele. Os probióticos são bactérias naturais e boas que ajudam a promover saúde de dentro para fora, que é nosso objetivo principal aqui. Algumas fontes probióticas naturais incluem alimentos fermentados como kombucha, kefir, chucrute, missô e muito mais. Para recomendações de suplementos probióticos, consulte seu médico.

Ajuste seu estilo de vida
Além de uma alimentação equilibrada, um estilo de vida saudável ajudará a melhorar sua saúde intestinal. O que entendemos por um estilo de vida saudável? Incorporando tempo para movimentar seu corpo e ter uma noite inteira de sono! Manter seu corpo em uma programação equilibrada também ajudará a aliviar o estresse.

Este trio fará maravilhas para melhorar sua saúde de dentro para fora. Seja gentil com seu corpo e proporcione os nutrientes, movimento e descanso que ele precisa.