
Como a poluição do ar afeta a pele
A pele é nosso maior órgão e primeira linha de defesa contra poluentes nocivos no ar, radiação ultravioleta e infecções. Ao longo dos anos, o aumento na poluição ambiental teve grandes efeitos na pele humana e nos minúsculos microrganismos que vivem nela, também conhecidos como microbiota da pele. Proteger a pele contra a proteção ambiental, e não apenas os raios do sol, é essencial. Continue lendo para saber mais sobre como a poluição pode afetar sua pele e como protegê-la dos danos dos radicais livres.
O que é poluição do ar
A poluição do ar é a presença de qualquer substância química, física ou biológica que altera as características naturais da atmosfera. Dependendo dos fatores do estilo de vida e de onde você mora, sua pele está exposta a diferentes níveis de vários tipos de poluentes ambientais diariamente.
A maioria dos poluentes aéreos ao ar livre são produzidos por veículos, indústria, geração de energia e incineração de resíduos. No entanto, o material particulado (partículas de tamanhos variados suspensas no ar) também pode ser gerado por fontes ambientais, como incêndios florestais e poeira natural levada pelo vento.
A fumaça do cigarro é outro poluente do ar comum, pois é composta de milhares de produtos químicos, incluindo óxidos de nitrogênio e agentes cancerígenos conhecidos.
Como os poluentes do ar afetam a pele
Nossa pele serve como uma barreira natural contra fatores externos e, embora consiga manter a maioria das coisas do lado de fora, não é completamente impenetrável. Pequenas nanopartículas na forma de sujeira, poeira ou fuligem podem entrar e impactar as células da pele, causando envelhecimento precoce em um processo chamado oxidação. Além disso, gases como dióxido de nitrogênio, ozônio, monóxido de carbono e dióxido de enxofre podem prejudicar a pele também.
Os poluentes do ar exercem um efeito nocivo na pele, aumentando o estresse oxidativo que combate as defesas antioxidantes. Portanto, sem os cuidados certos para proteger a pele contra os agentes nocivos existente no ar, os danos resultarão na quebra e deterioração de tudo o que a pele precisa para ser saudável.
- Rituais de Skincare Coreanos: mitos e verdades
- O que são peptídeos e o que eles fazem pela sua pele
- Rolinho de Jade: básico para rejuvenescimento da pele
Como proteger a pele da poluição
Conheça algumas estratégias para ter uma rotina de cuidados com a pele que minimize os efeitos da poluição do ar:
Use um purificador de ar
A poluição do ar em ambientes internos também tem um impacto negativo na pele. Usar um purificador pode ser de grande ajuda para reduzir os poluentes do ar e manter a pele saudável. Os purificadores de ar usam um processo de purificação de 3 estágios para remover diferentes tipos de poluentes, reduzindo assim os danos causados à pele.
Evite Fumar
Fumar é uma das principais razões para a poluição do ar em ambiente fechados. O fumo passivo também tem um efeito negativo para a pele. A fumaça do cigarro estreita os vasos sanguíneos da pele, afetando assim o fluxo do sangue e o suprimento de oxigênio, o que leva a rugas. Fumar também danifica o colágeno e a elastina.
Use antioxidantes
Como os antioxidantes são seus melhores amigos antipoluição, use-os por via oral através de alimentação e suplementos. Eles evitam danos na superfície da pele causados pelos radicais livres, neutralizando as moléculas e impedindo-as de causar sinais de envelhecimento. Peça orientação para seu médico ou nutricionista.
Limpe o rosto
Limpar o rosto não é apenas necessário para remover a maquiagem. Você passa o dia todo expondo sua pele à poluição do ar, sujeira e outros microrganismo. Lavar o rosto libera a superfície da pele e os poros do acúmulo dos resíduos prejudiciais à pele.
Gabaón Korean Beuaty
Sinta todos os benefícios da tecnologia de beleza Coreana com os produtos Gabaón. Sua pele com uma camada adicional de proteção, com toda hidratação e regeneração que seu rosto merece. Gabaón, cosmetologia Coreana projetada para a pele da mulher brasileira. Confira AQUI.
Você pode gostar

Como identificar o seu período fértil
2 de maio de 2022
Conheça o Anticoncepcional masculino
21 de julho de 2020