
Efeitos do álcool na pele e como reparar os danos
O álcool tem dois efeitos negativos como desidratação e inflamação, que podem causar uma variedade de problemas de pele. Nesse artigo vamos falar sobre alguns dos efeitos adversos comuns do álcool na pele, como prevenir essas condições e alguns cuidados básicos para renovar a pele após os danos causados pelo álcool.
Como o álcool afeta a saúde da pele
A maioria de nós sabe que beber não é necessariamente bom para a saúde. Mas o que o álcool faz exatamente com nossa pele? Para responder essa pergunta precisamos considerar como o álcool afeta o corpo como um todo.
Para começar, muito álcool pode levar à inflamação. Esta é uma má notícia quando se trata de saúde da pele, uma vez que a inflamação crônica tem sido associada a doenças da pele e envelhecimento precoce. A inflamação também afeta o bem-estar das artérias e órgãos em geral, o que pode ter um efeito dominó na saúde, incluindo prejuízos para a pele também.
O álcool é classificado como diurético. Isso significa que toda vez que bebemos, o corpo está liberando água extra. E, infelizmente, isso pode fazer com que a pele pareça opaca e sem umidade ao longo do tempo. A desidratação provocada pelo álcool pode não parecer grande coisa no curto prazo. Mas a pele cronicamente desidratada ficará muito mais visivelmente envelhecida e danificada ao longo de 10 ou 20 anos, em comparação com uma pele saudável e hidratada.
Uma maneira não tão óbvia de o álcool afetar a pele é através do estresse oxidativo, que acontece quando há muitos radicais livres no corpo. O estresse oxidativo danifica todos os tipos de células do corpo, incluindo as da pele. O álcool não apenas libera radicais livres no corpo, mas também prejudica sua defesa antioxidante ao mesmo tempo.
Em resumo, o álcool cria um efeito duplo quando se trata de estresse oxidativo. E combinado com inflamação e desidratação, isso pode deixar a pele muito danificada.
LEIA +
- Como o ácido hialurônico beneficia a pele
- O que são peptídeos e o que eles fazem pela sua pele
- Coreia do Sul: produtos de beleza inovadores como nenhum outro
Como minimizar os efeitos do álcool na pele
Muitos dos efeitos do álcool em nossa aparência são reversíveis se reduzirmos a quantidade que bebemos. Além disso, é possível manter a beleza da pele enquanto se desfruta de um drink ocasional. Veja como prevenir e tratar os efeitos adversos que o consumo de álcool tem na pele:
- Limpe o rosto depois de consumir álcool e aplique um bom hidratante antes de dormir.
- Intercale ingestão de bebida alcoólica com consumo de água para garantir que seu corpo seja capaz de eliminar as toxinas.
- A regra geral com o álcool é quanto mais claro melhor: vodka, gin e tequila são todos processados pelo nosso corpo mais rápido do que destilados mais escuros ou cerveja.
- Peça orientação para seu médico para consumir vitamina B. Além disso, aplique um creme para os olhos na manhã seguinte. Dormir com dois travesseiros em vez de um ajudará garantir que o líquido não se acumule ao redor dos olhos, causando o inchaço.
- Se você sofre de vermelhidão, não beba muito vinho tinto e evite alimentos condimentados, já que todos eles trazem fluxo sanguíneo para o rosto e podem causar vermelhidão ou rubor na pele.
- Pratique exercícios regularmente. Isso ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e remover toxinas da pele.
- Beba com menos frequência, principalmente se você tem pele madura. Consuma álcool com um intervalo maior de dias para dar à pele e ao corpo tempo suficiente para se curar e se renovar.
O consumo de bebida alcoólica ocasional normalmente não apresenta um problema de saúde. No entanto, a ingestão frequente e excessiva pode levar a vários problemas incluindo prejuízos à pele. Se você notar surgimento de sintomas crônicos na pele depois de beber, tome medidas para tratá-los o mais rápido possível. Converse com seu dermatologista se precisar de recomendações específicas.

Suplementação e a fertilidade
Você pode gostar

6 estratégias para aumentar o faturamento de farmácias
23 de maio de 2022
Como a dieta pode afetar a fertilidade?
10 de abril de 2022