Os efeitos da luz azul na pele
Sabemos que o tempo de tela é responsável pelo cansaço dos olhos e da mente, mas há outro fator a ser considerado. A luz azul de nossos dispositivos como o smartphone e a tela do computador pode estar contribuindo para os sinais prematuros de envelhecimento e o aparecimento de manchas.
Os problemas com a luz azul
A luz azul ou HEV Light (High Energy Visible Light), representa um dano potencial à pele por meio da geração de radicais livres, o que pode contribuir para o envelhecimento da pele. De acordo com especialistas em saúde, a luz azul tem a capacidade de penetrar mais profundamente na pele em comparação com a luz UVA e UVB.
Outra maneira pela qual a luz azul pode envelhecer nossa pele é causando pigmentação. Estudos indicam que a luz HEV também pode ser mais ativa na indução de pigmentação em comparação com a luz UV.
Além disso, a luz HEV também compromete o sono profundo e reparador, interrompendo nosso ritmo circadiano natural. Temos mais dificuldade de dormir quando nos expomos a quantidades significativas de luz azul à noite. Isso acontece porque a luz azul afeta o nível de melatonina, nosso hormônio do sono.
LEIA +
- Rosto e olhos: cuidados com a pele
- Rituais de Skincare Coreanos: mitos e verdades
- Coreia do Sul: produtos de beleza inovadores como nenhum outro
Como proteger a pele dos danos da luz azul
Há evidências crescentes que indicam a contribuição da luz azul para o fotoenvelhecimento, incluindo rugas, piora da flacidez da pele e hiperpigmentação. Portanto, incorpore pequenas mudanças em sua rotina diária para se proteger:
Use o modo noturno. Ativar as configurações do “modo noturno” nos dispositivos digitais reduz significativamente a luz azul.
Use óculos. Use óculos bloqueadores de luz azul para pelo menos proteger seus olhos e a pele delicada ao redor.
Bloqueie a luz azul. Protetores de tela que bloqueiam a luz azul também podem ajudar. Uma opção é instalar capas que bloqueiem a luz azul de smartphones, tablets e monitores de computador.
Use protetor solar formulado especificamente para bloquear a luz azul. Nem todos os protetores solares incluem luz azul em sua cobertura padrão de amplo espectro UVA/UVB. Procure protetor solar que contenha o antioxidante Licochalcona, que oferece proteção eficaz e estendida da luz HEV, além de UV.
Use produtos antioxidantes para a pele: Procure produtos para a pele que contenham antioxidantes para proteger contra o estresse oxidativo, que contribui para o envelhecimento. Da mesma maneira que esses produtos protegem contra estressores ambientais, como o sol e a poluição, eles também podem proteger sua pele contra os danos dos radicais livres causados pela luz azul.
A conclusão é que todo mundo pode ter um pouco menos de tempo de tela. Menos horas gastas em frente às telas podem ser boas para olhos, mente, postura e para pele também.

Como a forma dos espermatozóides afeta a fertilidade
Você pode gostar

Lidando com estresse e ansiedade: pratique a atenção plena
29 de setembro de 2022
Saúde mental e a infertilidade
2 de fevereiro de 2023